ENCONTRO ESTADUAL DA ARTE CAPOEIRA GRUPO CAMARÁ CAPOEIRA 2019

0

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro do corrente ano, no Espaço cultural e esporte Camará Capoeira (Rua: São Judas Tadeu 665 – Bairro Parque dos Ipês), Ponta Porã-MS acontecerá encontra Estadual da arte capoeira, tem como tema Capoeira: “ o canto do sabiá”, contará com palestras, oficinas e rodas de capoeira angola.

Entre as atividades programadas, destaca-se oficina de toques de instrumentos pertencentes a capoeira e percussão, voltadas à preservação e salvaguarda desse bem cultural, que contará com a participação da superintendente do Mestre Jaraguá, Mestre Canibal e Mestre Tapioca.

A programação do evento terá ainda, no Sábado dia 30 de novembro, oficina sobre fundamentos na roda de capoeira

O encerramento da programação será na sede Camará Capoeira, com oficinas, apresentação de macule lê, puxada de rede e roda de capoeira. O evento é realizado pelo Grupo Camará Capoeira. Todas as atividades serão gratuitas.

Patrimônio cultural do Brasil

Presente em todo território nacional e em mais de 150 países, a Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre de Capoeira foram registrados como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008. O conhecimento produzido pelo Iphan durante o processo permitiu identificar os principais elementos que constituem a capoeira como prática cultural desenvolvida no país: o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira e como tal reconhecidos por seus pares; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.

PROGRAMAÇÃO:

Data: Domingo dia 30 de Novembro 2019

18: 00 hora: oficina sobre fundamentos na roda de capoeira

20: 00 horas Roda de Capoeira

Locais: Associação Camará Capoeira

Rua: São Judas Tadeu 665 – Bairro Parque dos Ipês), Ponta Porã-MS

Data: Domingo dia 01 de dezembro 2019

08: 00 horas: oficina de toques de instrumentos: berimbau, pandeiros, atabaque, agogô, reco reco, atabaque e musicalidade coral

14:00 horas Apresentação cultura e roda de capoeira.

Locais: Associação Camará Capoeira

Rua: São Judas Tadeu 665 – Bairro Parque dos Ipês), Ponta Porã-MS