História da Capoeira

A história da capoeira no Brasil começa em meado de 1500, período da colonização  do Brasil pelos portugueses, que  capturavam os negros nos diversos países do continente africano, forçando-os a trabalhar nas suas colônias. Assim tem início a grande diáspora negra e o tráfico de escravo da África para o Brasil que marca também a introdução da cultura africana no território brasileiro,  os negros eram direcionados para as diversas atividades ao longo do vasto território brasileiro e muitas vezes eram separadas as tribos, irmãos e famílias inteiras,  viviam em condições precárias sob punições, açoites e constante vigilância por parte de seus senhores. É nesse ambiente que a história  da capoeira se desenrola  com o negro em condições de completa subserviência.

A partir de 1800  inicia-se uma nova relação entre a comunidade negra e a classe dominante,  é um marco na história da cultura negra do Brasil, “quando os cultos negros começaram a ser praticados abertamente e em seu próprio espaço (terreiros), e o Estado brasileiro e a comunidade branca passaram de uma posição de consentimento para repressão dessas manifestações, o que faz com que os negro capoeira fortifica suas raízes e tradições e se apoia em sua cultura e história como forma de resistência e sobrevivência dentro do território brasileiro.

Neste contesto, a partir de 1920, a figura do Mestre de Capoeira, aparece com o Guardião da memória, da tradição, dos saberes e fazeres, função herdada de outro mestremais antigo que delegou a ele essa responsabilidade, reconhecido pela sua comunidade como alguém  que  tem a sabedoria de exercer essa função.

Depois de cerca de 500 anos de história e resistência, os  capoeiristas se organizou em Movimentos Populares, Grupos, Associações,  Federações, Confederações, Ligas,  expandiu-se para os quatros continentes, atualmente  é praticada  a cerca de 150 países, reconhecida pelo comitê olímpico brasileiro, bem como pelo Ministério da Cultura  Brasileira como Patrimdônio da Cultura Brasileira.

 

FUNDAMENTOS:

Roda de capoeira.

A roda de capoeira se faz  com uma bateria musical,tradicionalmente composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, incluindo-se algum instrumento, como o agogô e reco reco, onde um dos berimbaus define o ritmo e o jogo de capoeira a ser desenvolvido na roda pelo capoeira, o jogo se desenvolve a infinidades,  variada e  combinações de movimentos, que envolvem as pernas, braços, cabeça, pés, inteligência, malicia, ritualidade, o  bom humor atrelado  a agilidade e a seriedade.

O batizado

O batizado  tem a finalidade festiva e solene, momento em que alunos novos recebem sua primeira corda, onde os demais alunos podem passar para exame de graduações superiores.

Canções

As canções de capoeira são divididas em partes solistas e respostas do coro, formado por todos os demais capoeiristas presentes na roda, dependendo do jogo o seu conteúdo podem ser classificadas como ladainhas, chulas, corridos ou quadras.

Estilos

CAPOEIRA ANGOLA

Capoeira Angola não é um estilo ou modismo, é a propria capoeira em si na sua totalidade, todos os fundamentos emana dela, no jogo os capoeiristas procuram explorar ao máximo a movimentação evitando interrupções, procurando trabalhar dentro dos golpes, o improvise é  típico dos angoleiros, moldados na  criativamente à situação do momento, a valorização do ritual, que contém um enorme universo de informações sobre o passado de nossa arte-luta, nos  grupos de Capoeira Angola não existem graus (exceto o grau de Mestre) que distinguem a capacidade ou a experiência de um capoeirista, os angoleiros nao carregao um cordao ou corda ou um sinal qualquer que indentifica a sua graduaçao, a malicia,  é uma parte essencial da capoeira Angola e é chamada Mandinga – arte de magia que envolve o entendimento profundo das forças da natureza.

CAPOEIRA REGIONAL

Capoeira Regional é uma manifestação da cultura baiana, que foi criada em 1928 por Manoel dos Reis Machado ( Mestre Bimba ), que  utilizou os seus conhecimentos da Capoeira Angola e do Batuque (espécie de luta-livre comum na Bahia do século XIX) para criar este novo estilo, inicialmente chamada de Luta Regional Baiana, as características principais da Capoeira Regional são o uso de um berimbau e dois pandeira, cantados em quadras e  corridos , havia o Exame de Admissão – Consistia de três exercícios básicos, cocorinha, queda de rins e deslocamento (ponte), seqüência de Ensino de Mestre Bimba,  que consta de uma seqüência lógica de movimentos de ataque, defesa e contra-ataque, cintura despresada, que é uma seqüência de golpes ligados e balões, também conhecidos como Movimentos de Projeção da Capoeira, onde o capoeirista projeta o companheiro, que deverá cair em pé ou agachado jamais sentado e o batizado que é o  momento de grande significado para o aluno, pois encontra-se apto para jogar pela primeira vez na roda.

CAPOEIRA CONTEMPORÂNEA

A partir da década de 1970um estilo misto começou a adquirir notoriedade, com alguns grupos unindo os fatores que consideravam mais importantes da Regional e da Angola. Notadamente mais acrobático, este estilo misto é visto por alguns como a evolução natural da capoeira, por outros como descaracterização ou até mesmo mal-interpretação das tradições capoeirísticas.