A musicalidade é uma das fundamentais expressões culturais do Grupo Camará Capoeira, e não poderia ser diferente nas rodas de capoeira que acontecem em Ponta Porã – MS. A percussão, as batidas de atabaques e berimbaus marcam o ritmo da capoeira, proporcionando um ambiente dinâmico e cheio de energia para os participantes.
Na foto, membros do Grupo Camará Capoeira estão animadamente tocando e cantando, envoltos pela energia dos instrumentos tradicionais. Esse momento de celebração cultural é um exemplo claro de como a música desempenha um papel crucial no processo educativo da associação.
A integração entre musicalidade, capoeira e valores comunitários é parte do esforço contínuo do grupo em promover inclusão social, educação e cidadania. Além das aulas de capoeira, a música e os ritmos tradicionais são usados para fortalecer o vínculo entre os participantes e incentivar o trabalho em equipe.
Cada ritmo tocado é mais do que uma melodia – é uma ferramenta poderosa para fortalecer a autoestima, cultivar o respeito à cultura afro-brasileira e promover a transformação social. A Camará Capoeira segue investindo na integração entre esporte e arte para educar, fortalecer e transformar a vida de crianças e jovens da região.



