O Grupo Camará Capoeira recebeu o projeto Permeando a Capoeira no Mato Grosso do Sul, o evento foi um sucesso, contando a presenta de um grande publico, esse projeto tem por objetivo encontros e o registro da história e memória de importantes mestres de capoeira de diversos estados do Brasil. Este projeto conta com financiamento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), da FMCS (Fundação Municipal de Cultura de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), do Governo de Mato Grosso do Sul.
O encontro aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto 2024, com do abertura do depoimento de Mestre Tapioca (MS), Mestra Gege ( RJ) e Mestre Lindomar (MT), em todo o decorrer houve apresentações de mestres locais e convidados de outras regiões, promovendo diálogos, oficinas e vivências, por fim culminou em uma roda de capoeira na sede da associação camará fortalecendo os laços comunitários.
Reconhecida como patrimônio cultural da humanidade, a capoeira é uma prática cultural profundamente enraizada na história e na identidade brasileira. Contudo, a preservação deste patrimônio nem sempre é garantida, especialmente no contexto atual de vulnerabilidade econômica e social acentuado pela pandemia. Permeando a Capoeira no Mato Grosso do Sul, do proponente Marcos Campelo, surge como uma forma de celebrar a capoeira, bem como apoiar os mestres que dedicam suas vidas a essa prática.