O GRUPO CAMARÁ CAPOEIRA esta fazendo a campanha “Diga não ao Trabalho Infantil” na cidade de Ponta Porã MS, o objetivo da campanha é esclarecer que o trabalho infantil nas ruas é ilegal e que, ao comprar ou consumir algum bem ou serviço prestado nessas condições, o consumidor não está ajudando a criança ou adolescente, mas estimulando que eles permaneçam nas ruas e que eventuais exploradores dessa mão de obra continuem lucrando.

O que é Trabalho Infantil?

Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador, o trabalho infantil é aquele ligado às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência. Pode ter ou não finalidades lucrativas, ser remunerado ou não e realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, ressalvada a condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, conforme definido pela Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998.

O trabalho infantil constitui-se em uma questão complexa, composta por atores dos mais diversos interesses. Existem aqueles que defendem que o mercado deve ser livre a qualquer custo e os que acreditam que a classe social de certas crianças as colocam em um patamar fora da abrangência dos direitos humanos.

No Brasil, infelizmente, persiste uma compreensão distorcida sobre o trabalho prematuro. Para os adeptos dessa cultura, o trabalho previne a criminalidade e o uso de drogas ilícitas, garantindo assim um futuro profissional.